ÁGUAS, BICHOS, MATOS: CORES E TEXTURAS DO PANTANAL
MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS, 2008

Exposição Águas, Bichos, Matos: cores e texturas do Pantanal, de Carla de Cápua. MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS, Campo Grande, Brasil, 2008..
A exposição propõe um mergulho no universo pantaneiro. Esta temática revelou-se como uma constante na produção artística de Carla de Cápua: há mais de trinta anos, as paisagens pantaneiras permeiam suas obras. O fascínio da artista por aspectos sutis desse ambiente, como o murmurar das águas ou os estalidos da mata, contribuiu para a busca do aprimoramento de sua técnica. A proposta desta exposição surge, portanto, com o intuito de reunir suas últimas obras, transparecendo através destas o trabalho desenvolvido ao longo de três décadas.
As esculturas e pinturas, de caráter realista, são construídas de modo a privilegiar os detalhes da natureza: a pelagem dos animais, a transparência das águas. Através desses detalhes, propõe-se uma visão simples, porém sensível de nosso meio. Uma visão que não se limita à obviedade do clichê, mas que o transcende pela concretude de seu realismo – busca-se retratar a natureza como ela realmente é. As onças aqui representadas não são feras heróicas, mas descansam encolhidas; os céus aqui pintados não estão em constante pôr-do-sol, mas amanhecem e se monocromatizam ao sol do meio-dia.
Finalmente, a exposição convida o observador a olhar a natureza com simplicidade e sinceridade, como se fosse pela primeira vez. Oferece-lhe a oportunidade de observar o repouso tranqüilo de uma corça ou a expectativa discreta de uma capivara, propondo desta forma uma singela homenagem ao Pantanal.
Maria Clara Buffo de Cápua




Exposição Águas, Bichos, Matos: cores e texturas do Pantanal, de Carla de Cápua. MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS, Campo Grande, Brasil, 2008..
